Ebook Informativo do Curso
Eixo tecnológico: PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Compreende tecnologias relacionadas aos processos de transformação de matéria-prima, substâncias puras ou compostas, integrantes de linhas de produção específicas. Abrange o planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento dessas tecnologias no ambiente industrial. Contemplam programação e controle da produção, operação do processo, gestão da qualidade, controle de insumos, métodos e rotinas. Características desse eixo é a associação de competências da produção industrial àquelas relacionadas ao objeto da produção, na perspectiva de qualidade e produtividade, ética e meio ambiente, viabilidade técnico-econômica, além do permanente aprimoramento tecnológico.
Objetivos gerais do curso
Propiciar a graduação de profissionais de gestão da produção industrial que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos industriais nas organizações, se anteciparem aos problemas, resolvendo-os e assim poder minimizar custos e maximizar benefícios da atividade econômica empresarial, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.
Objetivos específicos
A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:
Perfil do profissional
O tecnólogo em gestão da produção industrial atua nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e produtividade industrial. Dentre as atividades desempenhadas por esse profissional, destacam-se a identificação e o estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnostico e otimização de fluxos de materiais e a utilização de conhecimentos de logística industrial. O domínio e aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental são requisitos à atuação desse profissional. Seus conhecimentos tecnológicos e científicos permitem atuar nas áreas financeira, administrativa e de criação. Está capacitado para exercer a racionalização e o uso da tecnologia da simulação de atividades no aumento da produtividade na identificação e na redução dos custos industriais, em projetos de ampliação e estruturação da capacidade produtiva, na distribuição e movimentação do produto final.
Área de atuação
Pode dedicar-se à direção e ao gerenciamento de seu próprio negócio, a prestação de serviços de assessoria, à pesquisa tecnológica, dentro de seu campo profissional.
Competências gerais do tecnólogo em gestão da produção industrial
Viabilizar execução de metas operacionais. Organizar operações de serviços. Controlar execução de produção e serviços. Executar programas e normas de qualidade. Projetar a organização da produção (layout). Coordenar atividades gerenciais. Dirigir atividades de produção. Definir politicas de logística de suprimentos. Pesquisar e viabilizar novos mercados. Participar das definições estratégicas para investimentos e venda de ativo imobilizado. Administrar recursos humanos. Conhecer novas tecnologias de produção. Competências específicas do tecnólogo em gestão da produção industrial
Projeto Pedagógico do Curso
Carga Horária Total do Curso
2.880 aulas -> 2.800 horas: 2.400 horas (atende CNCST) + 240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do Trabalho de Graduação.
Duração
06 semestres.
Vagas/Período
40 vagas/Noturno
Inscrições
Inscrições pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br